Quanto de água devo tomar por dia?

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    O artigo de hoje preparado pelo portal Setup Cursos Digitais irá falar sobre um elemento da natureza tão importante e essencial para a vida de todas as pessoas: A água.

    A água é um elemento de importância vital, tanto é que o nosso corpo é constituído por quase 80% de água. E essa água precisa ser mantida em nosso corpo. Para isso é necessário que tenhamos o hábito de tomar água constantemente.

    Será que eu tomo a quantidade de água que o meu corpo necessita?

    Você toma quanto de água por dia? Você sabe os horários adequados para tomar água? Essas perguntas parecem não fazer sentido para muitas pessoas, no entanto, possuem uma repercussão significável para a saúde de um indivíduo. Sua saúde poderá sofrer diversas consequências caso a quantidade de água seja insuficiente para a manutenção de seu corpo, e também, até mesmo se estiver tomando em horários inadequados.

    Quanto de água uma pessoa precisa tomar por dia?

    Pesquisas e estudos apontam, em geral, que precisamos tomar dois litros, ou dois litros e meio de água por dia. Apesar disso, existem alguns questionamentos a respeito dessa informação. Vamos considerar dois indivíduos, um com 40 quilos e outro com 120 quilos. O que você acha? Essas duas pessoas precisam tomar a mesma quantidade de água? Elas têm em seu corpo a mesma quantidade de água? Ela perdem na mesma intensidade essa água? Pode-se afirmar que não. A quantidade de água irá variar de acordo com alguns fatores, tais como peso do indivíduo, temperatura e umidade do ambiente e também do tipo de trabalho que a pessoa exerce – uma vez que há determinadas tarefas em que a pessoa estará consumindo mais água de seu corpo, sendo necessário ingerir um maior volume.

    Para saber a quantidade de água que devemos tomar ao dia, podemos fazer um cálculo bem simples: Peso do indivíduo dividido por 8. O resultado irá indicar a quantidade de copos de 300ml que precisamos tomar durante o dia. Por exemplo, considerando um indivíduo pesando 80 quilos, ele deverá tomar 10 copos de água ao dia.

    Quais os horários não recomendados para tomar água?

    Em relação ao horário adequado para se ingerir água, é fato que a água é sempre bem-vinda ao nosso corpo independente do horário. Apesar disso, alguns estudiosos recomendam não tomar água ou qualquer outro líquido em horários próximos das refeições. Isso porque uma boa parte da digestão acontece na boca. Por exemplo, 40% da digestão dos carboidratos acontecem na boca e com a participação da saliva. Veja que, ao mastigar um alimento, já inicia-se a produção de saliva, sendo que nessa saliva existe uma enzima chamada pitiliana, responsável pela digestão dos carboidratos. Dessa forma, ao tomar um líquido junto com o carboidrato, não haverá produção de saliva o suficiente para molhar este alimento, o que consequentemente irá contribuir para descer para o nosso corpo mais rapidamente, mal mastigado e mal digerido. Vamos considerar um outro exemplo com líquidos ácidos: vamos supor um sanduíche que é preparado basicamente por carboidratos (pão), sendo ingerido com um suco de maracujá ou suco de laranja. Então, um suco ácido sendo ingerido com um carboidrato também irá dificultar o processo de digestão deste alimento.

    Quais as consequências de uma má digestão?

    As consequências de uma má digestão pode ocasionar desde uma simples fermentação até um refluxo, enxaqueca, gastrite, e úlcera.

    Além disso, o ambiente fermentado facilita também para o crescimento de bactérias, trazendo prejuízos para o nosso organismo, causando enfermidades.

    Tomar água gelada durante as refeições faz mal para saúde?

    A água e qualquer outro líquido gelado que é tomado durante as refeições podem intensificar ainda mais os problemas com o organismo do indivíduo. Isso é explicado pelo fato de que o nosso estômago precisa fazer algumas reações de combustão que gerem calor para aquecer esse líquido, e somente após isso que será realizada a digestão dos alimentos sólidos. Qual a consequência disso?  Tomar líquidos gelados junto com as refeições podem acarretar um atraso de até 9 horas ou mais no processo digestivo. Veja quanto prejuízo que isso pode causar ao nosso corpo.

    É importante respeitar essas regras e recomendações básicas do nosso organismo para que tenhamos uma boa digestão e uma maior qualidade de vida.

    Como tomar água antes das refeições?

    Podemos tomar água até meia hora antes das refeições, e somente duas horas após as refeições que recomenda-se tomar água. O nosso organismo trabalha de uma maneira tão sábia, que, ao fazer isso por alguns dias, ele já irá se habituar.

    É importante considerarmos esses horários pois isso também irá melhorar na hora de irmos ao banheiro.

    Um outro ponto a considerar é que a desidratação causa dor de cabeça. Pessoas que se justificam não tomar água por falta de sede geralmente estão mais suscetíveis a ter dor de cabeça. Desta forma, podemos concluir o seguinte: não devemos aguardar a sede para ingerir água. Quando sentimos sede, é porque o nosso organismos já encontra-se desidratado, e a sede é um sinal disso. Se você sentir ameças de dor de cabeça, comece a tomar água, pois provavelmente trata-se de um aviso de que o seu corpo está ficando desidratado.


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