Como ter uma vida saudável física e mentalmente?

    0
    22

    Viver bem e mais é possível. Leia este artigo preparado pelo portal Setup Cursos Digitais e saiba quais são os caminhos para ter uma vida mais saudável.

    Pesquisas apontem que brasileiros não possuem hábitos de vida saudáveis

    De acordo com dados pesquisados pelo Ministério da Saúde, em 2018, e divulgados para a imprensa, os brasileiros não tem, em geral, hábitos de vida nada saudáveis. Esse mesmo levantamento aponta que cerca de 3 em cada 10 brasileiros adultos não praticam nenhum tipo de atividade física, ainda que seja um exercício leve ou uma faxina pela casa.

    Os dados são realmente alarmantes, então, nada melhor e mais sensato do que saber como ter uma vida saudável, antes que você entre para as estatísticas negativas. Ter uma vida saudável não evita apenas doenças, mas traz inúmeros outros benefícios, como:

    Benefícios de ter uma vida saudável:

    • Evita doenças;
    • Aumenta a longevidade;
    • Aumenta a disposição;
    • Aumenta a sensação de bem-estar e de prazer;
    • Faz bem para a mente, deixando longe a depressão e outros transtornos, etc. 

    Como ter uma vida saudável?

    Os segredos de como ter uma vida saudável não requerem tantos esforços desgastantes, embora exijam comprometimento em levar hábitos de vida mais favoráveis.

    Que tal, então, seguir as principais sugestões da Organização Mundial da Saúde (OMS) – principal entidade que trabalha com saúde e qualidade de vida – para, enfim, saber como viver, agir e mudar a fim de ter uma vida saudável?

    Perder peso para ter uma boa saúde…

    Não se trata de aparência, mas, sim, de saúde. É essencial estar dentro do seu peso ideal para não sofrer com variadas consequências. Os principais problemas advindos do excesso de peso são: diabetes, colesterol ruim alto, problemas cardiovasculares, problemas ortopédicos, baixa autoestima, entre outros.

    Não é novidade que estar fora do peso impacta negativamente na vida em geral de uma pessoa. O recomendado é saber qual é o seu peso ideal e chegar até ele, nem com quilos a mais e a menos.

    Caso a pessoa seja saudável, pode controlar a alimentação (evitando alimentos calóricos) e praticando atividades físicas com regularidade (pelo menos, 3 vezes na semana). Já aquelas que estão muito acima do peso (obesas), é essencial que procurem atendimento médico para ver como está a saúde em geral e adotar um plano para chegar ao peso ideal.

    Para mais informações sobre como emagrecer, recomendamos que acesse também o curso: Curso Como emagrecer de vez.

    Como calcular o peso ideal para altura?

    Para conferir se você está no peso ideal ou não, é possível aplicar a fórmula do Índice de Massa Corporal (IMC), desenvolvida pela OMS. O cálculo é feito da seguinte maneira:

    Peso ÷ (Altura x 2), ou seja, divide o peso corporal pelo quadrado da altura (altura x 2). Ao fazer essa conta, siga os resultados e os seus indicativos:

    1. Resultado menor que 18,5 = magreza = obesidade 0
    2. Resultado entre 18,6 e 24,9 = normal = obesidade 0
    3. Resultado entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso = obesidade 1
    4. Resultado entre 30,0 e 39,9 = obesidade = obesidade 2
    5. Resultado maior que 40,00 = obesidade grave = obesidade 3

    Vale ressaltar que o cálculo o ICM traz resultados aproximados. É recomendável sempre consultar um especialista.

    Adeus ao sedentarismo…

    Outro motivo que impede como ter uma vida saudável é a falta de exercícios. Os riscos que as pessoas sedentárias correm são semelhantes aquelas fora do peso ideal.

    As atividades físicas devem ser feitas com regularidade para que tragam benefícios significativos. Essa frequência, em geral, é de pelo menos 3 vezes na semana – de 45 minutos a 1 hora.

    Lembre-se que quando a algum problema de saúde ou fator de perigo, a pessoa deve, antes, consultar um médico. Profissionais e especialistas da área indicarão quais atividades físicas é indicada par a pessoa, além da frequência ideal e eventuais cuidados.

    Alguns benefícios de se manter longe do sedentarismo:

    1. Melhora do sistema cardiovascular;
    2. Melhora da musculatura;
    3. Queima de calorias e gorduras corporais;
    4. Aumento da sensação de bem-estar; entre outros.

    Não fume…

    O tabagismo também está entre uma das principais causas que impedem como ter uma vida saudável. Não se consegue uma boa saúde e uma boa qualidade de vida seguindo diversos hábitos positivos, mas fazendo uso do cigarro e outras substâncias tabagistas.

    Estima-se, de acordo com a Fundação do Câncer, que um cigarro comum contêm quase 5 mil agentes tóxicos para o organismo. Algumas dessas substâncias que prejudicam (e muito) a saúde e a qualidade de vida do fumante são:

    Substâncias que prejudicam a saúde e qualidade de vida do fumante:

    1. Monóxido de carbono: um dos agentes mais devastadores para o corpo humano, esse gás é o mesmo que sai dos escapamento dos automóveis, imagina só. Quando inserido pelo sistema respiratório e pulmões, prejudica a boa oxigenação dos órgãos e tecidos;
    2. Pesticidas: estão presentes no alcatrão. Testes feitos no mundo todo encontraram essa substância altamente tóxica nos cigarros. Irrita o revestimento estomacal e pode levar ao desenvolvimento do câncer no sistema digestório;
    3. Plutônio: agente radioativo. Emite radiação alfa – o mesmo usado em armamentos nucleares e é extremamente cancerígeno. Tem ação cumulativa, ou seja, até mesmo a ingestão de quantidades pequenas pode prejudicar o organismo em geral;
    4. Cianeto de hidrogênio: trata-se de um veneno usado para animais. É um gás, que se inalado ou tragado, reduz a absorção de oxigênio pelo sangue. Pode matar por asfixia, em grandes quantidades.
    5. Metais pesados: agentes prejudiciais aos pulmões, ao fígado, aos rins e aos órgãos reprodutores.
    6. Cetonas: do mesmo tipo da acetona (substância para fins cosméticos), família de substâncias químicas possuem efeito entorpecente. Em pequenas quantidades, costuma irritar a garganta, sendo que em grandes, intoxica e pode levar ao óbito.

    Cuide da saúde emocional para ter uma vida saudável…

    Impossível ter uma vida saudável se não cuidarmos também da mente. E isso implica em diversos cuidados.

    É preciso, por exemplo, manter a mente ativa. Isso pode ser feito com estudos, leituras, conversas, filmes, entre outras atividades que estimulem o funcionamento cerebral.

    Além de fazer muito bem à mente, a saúde emocional e a como ter uma vida saudável, exercitar o cérebro evita doenças neurodegenerativas. Também melhora a memória, a cognição, etc.

    É muito importante também saber o nosso limite e a hora de descansar a mente. Momentos de pausa e relaxamento são essenciais também para restabelecer o nosso raciocínio e evitar possíveis quadros de estresses – que fazem mal ao mente e ao corpo.

    Manter relações sociais e saudáveis é igualmente relevante para a questão de como ter uma vida saudável. Dessa forma, é recomendado evitar relacionamentos que fazem mal ao estado emocionais, as chamadas relações tóxicas ou abusivas.

    Parece que é apenas um detalhe a mais, mas não! Uma condição emocional/mental saudável é um aspecto muito importante para a saúde integral. Dados da OMS apontam que mais de 400 milhões de pessoas no mundo todo sofrem com um tipo de transtorno emocional/mental, sendo boa parte deles causados por questões comportamentais – acarretando em uma queda acentuada na qualidade de vida e saúde dos portadores.

    Ansiedade, depressão e outros males. É de extrema importância que a pessoa que sofre de um desses problemas receba o tratamento adequado, que, em geral, é multidisciplinar (médico, psicólogo, terapeuta, etc).Atenção também com pessoas próximas, ou seja, se perceber que alguém demonstra sintomas desses e de outros problemas, é necessário alertar a pessoa e, até mesmo, apoiá-la a buscar ajuda adequada.

    Lembre-se da antiga e sábia frase latina (da Sátira X de Juvenal): “Mens sana in corpore sano”, ou seja, “Uma mente sã num corpo são”.

    Mantenha uma boa alimentação para ter uma vida saudável…

    Outro ponto fundamental de como ter uma vida saudável. Com uma alimentação cada vez mais nem tão saudável assim, não é raro que as pessoas acabem adoecendo por não manter bons hábitos alimentares.

    Diversos são os riscos causados por uma alimentação inadequada, como:

    1. Ganho ou perda de peso;
    2. Problemas digestórios;
    3. Problemas cardiovasculares; entre outros.

    E não é tão difícil assim. Atualmente, a maioria das pessoas sabe o que faz bem ou não para a saúde, não é mesmo?

    Evitar alimentos calóricos, gordurosos e industrializados é essencial. Assim como é importante apostar mais em frutas, legumes, verduras, carnes magras, proteínas e produtos integrais.

    Quem tem certeza que está com a saúde em dia, pode seguir o cardápio de um dia de alimentação, formulado pela nutricionista Beatriz Botéquio (Equilibrim Consultoria em Nutrição):

    Café da manhã para manter uma vida saudável:

    • 1 copo de 200 ml de leite desnatado ou 1 pote de iogurte
    • Pão integral (2 fatias)
    • 1 porção de margarina ou queijo cremoso ou uma fatia fina de queijo branco
    • 1 porção pequena de fruta

    Lanche 1 para ter uma vida saudável

    • 1 fruta

    Almoço para ter uma vida saudável

    • Verduras frescas à vontade
    • 1 cenoura pequena crua
    • 1 fio de azeite (tempero)
    • 2 pitadas de sal marinho ou sal rosa (tempero)
    • ½ limão ou uma colher de chá de vinagre (tempero)
    • Arroz integram (4 colheres de sopa)
    • Feijão (1 concha)
    • 200 g de carne magra ou 2 ovos
    • 100 ml de suco natural de frutas, sem açúcar e feito com água

    Lanche 2 para ter uma vida saudável

    • Torrada integral (4 unidades)
    • 1 pote de iogurte

    Jantar para ter uma vida saudável

    • Salada de verduras à vontade (temperada como no Almoço)
    • 1 batata média assada
    • 1 fruta

    Lanche 3 para ter uma vida saudável

    • Leite desnatado ( 200 ml) ou 1 pote de gelatina

    Dicas gerais de como ter uma vida saudável

    Para resumir e completar tudo o que já foi mencionado sobre como ter uma vida saudável, confira, a seguir, dicas para se manter uma boa saúde física e emocional/mental, viver melhor e, claro, muito mais:

    • Pratique exercícios físicos com regularidade;
    • Nunca deixa de tomar o café da manhã (desjejum);
    • Reduza a ingestão do sal comum na alimentação;
    • Coma grãos;
    • Beba pelo menos 2 litros de água por dia;
    • Não exagere nas bebidas alcoólicas;
    • Não fume;
    • Acostume-se a não adoçar as bebidas (seja com açúcar ou adoçante artificial);
    • Faça refeições noturnas leves;
    • Tenha atividades intelectuais e sociais;
    • Invista na autoestima e no autoconhecimento;
    • Durma bem (cerca de 8 horas por noite);
    • Use filtro solar;
    • Visite sempre o médico e outros profissionais da saúde.

    Se você gostou deste artigo sobre como ter uma vida saudável, o Portal Setup Cursos Digitais recomenda também que você conheça o Programa 100 dias Super Saúde – Dr. Uronal Zancan. Você irá se surpreender com as informações concedidas pelo especialista na área da saúde. Trata-se de um curso que irá lhe auxiliar a colocar em prática tudo o que foi citado anteriormente, entre outras coisas. E tudo isso você poderá realizar de maneira prática e prazerosa.

    Clique aqui para conhecer o Programa 100 dias Super Saúde e saber como adquiri-lo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Digite o seu comentário
    Por favor digite o seu nome