A Importância da Qualificação Profissional

    0
    26

    Você sabe qual a importância da qualificação profissional nos dias de hoje? E como fazer para conseguir mais qualificação? Confira a resposta para essas e outras perguntas neste artigo criado pelo portal Setup Cursos Digitais, a respeito da qualificação profissional.

    De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o ano de 2019 não apresentou um cenário de trabalho muito animador, assim como os de anos anteriores. Isso porque, de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto, o mercado de trabalho até apresenta certa estabilidade (cerca de 13 milhões de desempregados), mas essa realidade vem sendo sustentada pela criação de oportunidades com baixas remunerações.

    Assim, nunca é demais para abordar a importância da qualificação profissional!

    Mesmo com os apontamentos não positivos da realidade brasileira, as pessoas com mais qualificação profissional sempre têm melhores chances nesse competitivo e carente segmento do trabalho no país. Além disso, acabam, na maioria das vezes, se desenvolvendo ainda mais.

    A Importância da Qualificação Profissional X Curso Superior

    Qualificar-se profissionalmente significa ir em busca de uma formação superior? Não! A importância da qualificação profissional não está apenas em ter uma graduação.

    Na maioria das vezes, parar depois de conquistar um diploma de curso superior não garante qualificação. Não garante melhores salários e nem crescimento profissional.

    Isso se deve ao fato de que o mundo, a realidade e o mercado de trabalho mudam constantemente. Até as profissões se atualizam em suas bases.

    Portanto, quem tem um diploma de curso superior deve se ocupar com a sua qualificação. Ninguém pretende investir em uma formação de nível superior e continuar recebendo o mesmo salário ou até mesmo não encontrando um trabalho dentro da área para a qual se preparou ou, até mesmo, ficar desempregado.

    Dicas de como conseguir mais qualificação profissional

    Para aqueles que já possuem um curso superior completo, boas dicas sobre a importância da qualificação profissional para ascender na carreira são:

    • Dominar uma 2º língua (seja por meio de cursos de idiomas focados em conversação ou viajando para o exterior, se houver essa possibilidade);
    • Avaliar a possibilidade em fazer uma especialização;
    • Avaliar a possibilidade em ingressar em um programa de Mestrado, já que a área da docência acadêmica sempre demanda vagas, além de oferecer remunerações atrativas;
    • Focar-se em buscar sempre oportunidades bem próximas a sua área de formação;
    • Dominar as tecnologias em geral; entre outros.

    Já quem ainda não tem um diploma de curso superior, mas é um estudante universitário, há dicas muito bem-vindas também sobre a importância da qualificação profissional:

    • Dominar uma 2º língua (seja por meio de cursos de idiomas focados em conversação);
    • Fazer um estágio na área de formação (mesmo que não seja diariamente ou ofereça uma boa remuneração, no caso, a bolsa-auxílio. Durante a formação acadêmica é mais importante ter contato com o mercado e a área e não o salário);
    • Fazer cursos extracurriculares na área de formação, como os cursos de extensão;
    • Ler, e muito, sobre a área de formação, entre outras atividades, iniciativas e investimentos. 

    Cursos técnicas e a Importância da Qualificação Profissional

    Não é somente um curso superior que trará qualificação a um profissional. Muitas pessoas podem não ter recursos para arcar com os custos de uma universidade, além de necessitarem da entrada mais rápida no mercado de trabalho, de forma mais qualificada.

    Os cursos técnicos sempre foram importantes e valorizados e ainda são. E mais: atualmente existem muitos cursos técnicos novos que visam atender as demandar do novo mercado de trabalho.

    Algumas das vantagens dos cursos técnicos em relação aos cursos superiores são:

    • Menor custo;
    • Formação mais rápida;
    • Prepara para a prática;
    • O profissional de nível técnico é essencial em muitas áreas, como na enfermagem, etc.

    Alguns dos cursos técnicos que relavam a importância da qualificação profissional e que estão “em alta” atualmente são:

    • Técnico em Meio Ambiente
    • Técnico em TI
    • Técnico em Logística
    • Técnico em Segurança do Trabalho
    • Técnico em Redes de Computadores
    • Técnico em Geoprocessamento
    • Técnico em Comércio Exterior
    • Técnico em Eletrotécnica
    • Técnico em Construção Civil
    • Técnico em Mecânica

    No entanto, o profissional de nível técnico deve continuar se aprimorando, fazendo outros cursos que lhe qualifiquem, aprendendo idiomas, se atualizando, etc.

    Jovem Aprendiz e A Importância da Qualificação Profissional

    Estudantes a partir 14 anos dos também podem dedicar parte do seu dia para já começar se qualificando profissionalmente e se destacarem, em um futuro próximo, no concorrido mercado de trabalho. Trata-se do programa Jovem Aprendiz que é gerido pelas três esferas públicas: federal, estadual e municipal.

    O Jovem Aprendiz é regulamentado pela Lei 10.097/00, que prevê, justamente, valorizar e possibilitar a importância da qualificação profissional aos jovens e estudantes. Há uma série de atividades inclusas no programa para beneficiar o aprendiz.

    Por exemplo, com vistas a valorizar a importância da qualificação profissional e do papel do jovem na sociedade, o programa é composto não só pela contratação desses estudantes pelas empresas, mas por aprendizagem formadora.

    Na maioria dos modelos do Jovem Aprendiz, os participantes dedicam um dia da semana para aprender sobre diversos temas. São profissionais habilitados que trabalham assuntos importantes para a vida em geral desse “trabalhador”, como:

    • Direitos Trabalhistas;
    • O Ambiente de Trabalho;
    • Processos Básicos em Logística;
    • Inteligência Emocional no Trabalho;
    • Apresentação e Marketing Pessoal;
    • Relações Pessoais no Ambiente de Trabalho; entre outros.

    O programa é composto por curso de aprendizagem gratuito com duração de até dois anos. Durante este período o aprendiz receberá ensinamentos teórico (sala de aula) e prático (dentro da empresa contratante).

    O jovem aprendiz recebe capacitação para aprimorar habilidades na área que atuará na empresa. Dessa forma, ele tem a chance de vivencia o dia-dia dentro da empresa e, ao mesmo tempo, aprender uma profissão.

    Para que um estudante participe do programa Jovem Aprendiz existem alguns requisitos, como:

    • Ter entre 14 e 24 anos (portadores de necessidades especiais podem apresentar idade acima da estabelecida);
    • Estar matriculado regularmente em uma escola de educação básica pública ou privada ou, ainda, em instituição de ensino superior ou técnico (gratuita ou paga) – lembrado que os jovens de entidades públicas têm prioridade na seleção; entre outros.

    As vantagens de ser um Jovem Aprendiz para a importância da qualificação profissional e para a vida desse estudante são muitas. Veja algumas delas:

    • Não se submeter a trabalhos informais ou com cargas exaustivas que prejudiquem os estudos;
    • Remuneração e benefícios justo;
    • Formação cultural e em cidadania;
    • Entrada mais fácil no mercado de trabalho; entre muitas outras.

    Outro ponto importante do programa Jovem Aprendiz é que o estudante só pode trabalhar até 6 horas semanais. Isso justamente para não prejudicar o tempo dedicado aos estudos e lazer dos jovens.

    Para se inscrever no programa Jovem Aprendiz, o estudante pode procurar por instituições que oferecem o projeto, o CAT (Central de Atendimento ao Trabalhador) ou a Secretaria de Trabalho da sua região (ou órgão que a representa). Em geral, escolas e universidades divulgam demais locais que fazem processo de seleção para o Jovem Aprendiz.

    A Importância da Qualificação Profissional: qualifique-se gratuitamente!

    E engana-se quem pensa que é preciso grandes investimentos para aperfeiçoar-se ou, até mesmo, aprender novas coisas. Em praticamente todos os municípios do país há centros que dão assistência ao trabalhador.

    Em geral, são programas de qualificação em áreas diversas. Os cursos são, basicamente, oferecidos pelas Secretarias do Trabalho das regiões ou entidades parceiras, como o CAT.

    São cursos, por exemplo, de Língua Portuguesa, língua estrangeira, informática, higiene e segurança em alimentação, segurança do trabalho, entre outros. Vale muito pesquisar o local mais próximo da residência e conhecer o que é oferecido para turbinar o currículo e apostar na valorização e na importância da qualificação profissional.

    Brasileiros valorizam a importância da qualificação profissional

    Um estudo e levantamento realizado desde o ano de 2014 em todo o país, por meio de uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad – IBGE), revelaram que os trabalhadores brasileiros, em geral, dão bastante valor e demonstram interesse por se qualificarem profissionalmente. De acordo com tal pesquisa, mais de 40 milhões de pessoas no Brasil revelaram os seus desejos nesse tipo de educação continuação e desenvolvimento de carreira.

    Os brasileiros também demonstraram que acreditam que os curso de qualificação profissional proporcionam melhores oportunidades de trabalho. Cerca de 90% dos entrevistados têm esse ponto de vista sobre a importância da qualificação profissional.

    Já questionados o porquê muitas pessoas ainda não investem tempo ou, até mesmo, capital em cursos ou outras atividades que visam a qualificação profissional, os brasileiros que participaram do estudo citaram a falta de tempo como um dos principais motivos. Outros também falaram sobre as poucas vagas oferecidas em cursos de capacitação em instituições públicas. 

    Aumenta a procura dos brasileiros por qualificação profissional

    Uma boa notícia é que, no ano de 2017, a Associação Brasileira Das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) também realizou um levantamento, que revelou que os trabalhadores do país estão dando mais importância da qualificação profissional. De acordo com as informações levantadas, a procura por cursos de qualificação e capacitação da entidade cresceu 33% no ano de 2017, em relação a 2016.

    Tais dados revelaram que esse cenário foi o mais representativo desde o ano de 2002. Já o ano de 2018 em relação ao de 2017, a procura por tais programas se manteve estável – o que não representa nada de negativo.

    A entidade crê que ainda haverá um aumento nos comparativos entre 2018 e 2019. Os dados revelam, assim, que os brasileiros estão atentos para a importância da qualificação profissional!

    Conheça os Cursos do portal Setup Cursos Digitais

    Você já conhece os cursos divulgados em nosso portal? São cursos online voltados para diversas áreas de atuação: Culinária, Saúde, Educação, Negócios, entre outros. Acesse já este link www.setupcursos.com.br e confira toda a listagem de cursos disponíveis.

    Temos a certeza de que você irá encontrar algum curso de seu interesse. Tratam-se dos melhores cursos criados por profissionais e empreendedores situados no país inteiro.


    O que você achou deste artigo preparado pela equipe do portal Setup Cursos Digitais? Se esse conteúdo foi útil para você clique no botão curtir no final desta página para ajudar a impulsionar este conteúdo com mais pessoas.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Digite o seu comentário
    Por favor digite o seu nome